8 de abril de 2010

A vez dos Cascas-Grossas


Depois que a Wizard americana lançou o ano passado a sua já famosa lista com os 200 maiores personagens de HQ de todos os tempos encabeçada pelo Wolverine, a verdade agora é apenas uma: O mundo pertence aos cascas-grossas!
Esqueçam os personagens bonzinhos, éticos, líderes natos e defensores da liberdade. A ordem agora é sentar a porrada na vilania. Bater antes e perguntar depois, sem se preocupar com as conseqüências.
“Oh, não! Os anos 90 continuam!”, você deve estar se perguntando agora. Não é bem isso, mas tudo começou lá.

Os Anos 90

Não posso dizer que odiei os anos 90. Eu estava lá quando os X-Men de Chris Claremont e Jim Lee enchiam as bancas com revistas, pôsteres e as lojas com camisetas. Eu comprei cada uma das edições da Saga do Clone do Homem Aranha(é verdade, ainda tenho todas), acompanhei a Queda do Morcego de ponta a ponta, comprei a Bíblia do Spawn (e achei Massa, Véio!) e vi os prodigiosos anos 80 caindo no esquecimento, quase como se nunca tivessem existido.



A partir de então não eram mais os heróis de honra e que pregavam a decência que tinham vez. Caras como o Capitão América perdiam seus títulos próprios (no Brasil) por já não atraírem seu público, os Vingadores eram forçados a usar jaqueta e um visual meio “X-Men”, o Universo Image estava em expansão e a revista do Spawn (!!) era a líder de vendas nos EUA.
Pra um moleque acostumado com filmes do Schwarzenegger desde pequeno, que adorava ver o Robocop fuzilando a bandidagem geral, é claro que essa época "massa, véio" era boa. Eu particularmente curtia muito as pin-ups naquelas páginas duplas desenhadas pelo Jim Lee e achava o estilo do Liefield (Deus, perdoe-me, porque eu pequei!) inovador. Eu tinha uns treze anos! Nem sabia coisa alguma de anatomia em desenhos, imagética, proporção ou coerência em roteiro. Eu me impressionava fácil!
Tomando como base o meu próprio exemplo, e como era meu pensamento em plenos anos 90, posso imaginar o que leva alguém a colocar o Wolverine nas cabeças de uma lista de 200 maiores personagens. No século XXI, no entanto, não há como eu considerar sequer isso uma questão lógica.



Estaria o mundo “Wolverinizado”?

O motivo que me levou a escrever esse post é em princípio por essa “wolverinização” pelo qual não só o mundo dos quadrinhos vem passando, mas também as histórias de ficção em geral.
Até mesmo em LOST, em suas primeiras temporadas, tínhamos uma disputa séria entre um sujeito que faz o tipo certinho, cheio de princípios representado pelo Jack e o sujeito canastrão, sedutor e por vezes até maldoso representado pelo Sawyer. Se trocarmos as personalidades de Jack e Sawyer por seus equivalentes dentro dos X-Men, teríamos Jack como o Ciclope, o líder, o que sempre pensa com a cabeça fria e arquiteta todo um plano pensando no trabalho em equipe e Sawyer como o Wolverine (há quem diga que ele seria o Gambit!), o sujeito que não respeita ordens, que não dá a mínima pro trabalho em equipe e que gosta de fazer tudo do seu jeito, por ser o melhor no que faz. Claro que o Sawyer tem muito mais de Gambit, o sujeito sedutor e malicioso que ganha na lábia, mas nos quadrinhos o Gambit nunca fez frente à liderança do Ciclope, o que acontecia constantemente com o Wolverine.
É fato: 90% das pessoas que conheço que assistem Lost e que tem como base X-Men Evolution uma idéia rasa dos heróis mutantes, odeiam Jack e Ciclope por considerá-los “chatos” e amam Sawyer e Wolverine. Retrato dos novos tempos.
Mais vale um personagem que resolve na porrada na mão do que dois líderes calculistas voando!


Wolverine e os não tão importantes X-Men

Quando a notícia sobre um novo desenho dos X-Men surgiu alegando que seria mais próximo às HQs, puxando mais para o lado da animação dos anos 90 (que era ótima pros níveis da época) do que para o infantil Evolution, eu me empolguei. A animação foi por água abaixo quando mencionaram o título “Wolverine e os X-men”, totalmente ao estilo Joe Quesada (o manda-chuva da Marvel) de tratar o assunto. “Pô! Wolverine e os X-men??”. Já não bastasse o filme dos mutantes dar enfoque quase que total ao carcajú apagando quase por completo os outros personagens, agora também nos desenhos teríamos o mesmo tipo de abordagem?


X-Men - O filme é razoável, mas o 2 é muito bom principalmente pelas cenas de ação protagonizadas pelo Wolverine, isso ninguém discorda. O filme peca, no entanto, por relegar personagens como Vampira, Noturno e o próprio Ciclope a papeis secundários sem grande relevância à trama criada. Aliás, sem grande relevância é um elogio à participação quase ínfima do Ciclope nos três filmes! “Mas ele é chato e bobão! O Wolverine é mais Massa, véio!”
Dos 8 episódios que pude ver até hoje de Wolverine e os X-Men, além da dublagem horrível (feita pelo estúdio Uniarthe de São Paulo), pude perceber uma coisa: A equipe não faz a menor diferença para o Wolverine. Na hora da ação é sempre ele quem resolve tudo (na grosseria), não há qualquer tipo de estratégia ou trabalho em equipe. Os outros são apenas acompanhantes de luxo do Logan e um Ciclope ainda mais apagado que no filme entra mudo e sai calado nos poucos episódios em que aparece.


A apatia do personagem é explicada por causa do desaparecimento de Jean Grey (sim, porque em desenhos animados ninguém morre), que some misteriosamente junto com o Professor Xavier no primeiro episódio. Parei de acompanhar o desenho por conta da falta de tempo e em grande parte pela má vontade mesmo. Assistir o Wolverine como líder dos X-men é algo como ver o Theo Becker como o galã romântico da novela das oito. Totalmente improvável.

Wolverine é ou não é?

Longe de considerar o Wolverine um personagem banal e superestimado, a idéia central desse post é trazer à tona o quanto a cultura de massa se voltou para personagens truculentos e marrentos nos últimos tempos, e o quanto a população média que absorve essa cultura se satisfaz com isso. Quando Stallone, Schwarzenegger e Bruce Willis detonavam geral no cinema dos anos 80, não era algo tão amplamente divulgado e nem tão amplamente comentado. Havia o público que curtia esse tipo de filme mais truculento, mas ele não era tão grande.



Hoje em dia ter um Wolverine num topo de uma lista em que constam personagens históricos como Batman, Superman e Homem Aranha é algo a se considerar. Da mesma forma que personagens como o Lobo da DC (prestes a ganhar uma adaptação cinematográfica), o Justiceiro da Marvel (principalmente o escrito por Garth Ennis) e o Comediante da obra-prima de Alan Moore Watchmen fazem sucesso, personagens mais bonzinhos não são muito bem vistos pela garotada de hoje em dia. O personagem Superman e o fracasso do filme Superman Returns que o digam!

Os tempos mudaram ou eu que estou velho demais para acompanhar o ritmo atual?


A título de curiosidade, a seguir listo em ordem os 10 primeiros colocados da lista da Wizard americana:

1.Wolverine

2.Batman
3.Homem Aranha
4.Superman
5.Coringa
6.Rorschach (de Watchmen)

7.Capitão América
8.Hellboy
9.Magneto
10.John Constantine (do selo Vertigo da DC)

Tem pelo menos cinco personagens cascas-grossas nessa lista,o que corrobora com o que comentei acima.
Para ver a lista completa
clique aqui e divirta-se (ou não!).

Considerações:

Em breve post defendendo a essência do personagem Wolverine e os 7 pecados da adaptação X-Men Origens – Wolverine.


NAMASTE!

3 comentários:

  1. Ahahahahah opa post para a Paty é
    Bem, sim eu gosto do Wolverine DESDE pequena. E amoo o Sawyer.
    Odeio o Jack e acho o Ciclope um bobo mesmo.
    ahahahahhaahah
    falei
    Mas tb achei exagerando essa serie com o Wolv protagonizando, e a dublagem ferem meus tímpanos de modo que n consigo ver 5 min desse desenho.
    O antigo era otimo.Bem amo os desenhos dos anos 80. A Vampira era a Vampira, não essa coisa q fizeram no filme de dar vontade de socar ^^
    Ah Rodrigo esqueceu de comparar Capitão x Tony ahahahhaha
    e tenho certeza q ja sabe de quem gosto mais né
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Wolverine não tem perfil de líder. Simplesmente não combina... ele é um cara que age pelo instinto.
    Comparar Homem de Ferro com o Capitão América é mais complicado, porque o Tony tem sim algo de líder nele (inclusive ele já liderou os Vingadores), só os ideais de ambos é que divergem um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Após me ver torcendo para o casca grossa no filme "A verdade Nua e Crua",tenho que concordar que eles têm seu charme!
    Mas isso não significa que eu concorde 100% com a wolverinização
    (tá certo isso?)dos homens. O Matthew Murdock é um doce de pessoa e eu adoro ele!
    O Scott, eu não tolero nem nas HQs, o Clark também tem seus encantos. E o Hugh Jackman colaborou pra popularizar o Wolf, coisa que o Ben Affleck não fez pelo Demolidor!
    Então creio que tudo é relativo, não vamos generalizar!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...