17 de abril de 2011

Review: Bruna Surfistinha

Bruna Surfistinha já foi engendrado como um filme polêmico. Em primeiro lugar, fala de um assunto polêmico. Prostituição. Segundo, retrata a vida de uma pessoa polêmica. Terceiro, a personagem é interpretada por uma atriz que querendo ou não, uma hora ou outra está estampada nas capas das revistas de fofoca envolvida em alguma polêmica.

A chamada do filme mandava que o espectador assistisse o filme despido (uia!) de preconceitos, e foi a primeira coisa que fiz. Tomei uma Smirnoff e deixei o preconceito no bolso da outra calça.

O filme dirigido por Marcus Baldini não é nenhum primor do cinema brasileiro, algo que tenho tido prazer em destacar aqui depois dos ótimos VIPs, Tropa de Elite 2 e dos bacanas De Pernas para o ar e Muita Calma nessa hora. Primeiramente você tem que parar de exigir uma fotografia mais apurada, roteiro bem trabalhado e uma história bem desenvolvida, até porque a fonte disso tudo é o livro O Doce Veneno do Escorpião, escrito pela própria Raquel Pacheco, ou Bruna, para os mais íntimos. Tive a oportunidade de ler alguns trechos do livro (enquanto aguardava uma sessão de cinema), e apesar de ser uma leitura aprazível no sentido bíblico da coisa (se é que você me entende), não há nada de muito arrebatador. O filme segue essa linha, um roteiro simplificado, sem grandes reviravoltas, mas que apresenta uma Bruna Surfistinha que, imagino eu, poucas pessoas conheciam.

Raquel (Deborah Secco) era uma jovem da classe média paulistana, que estudava num colégio tradicional da cidade. Um dia, sob certas pressões familiares, ela tomou uma decisão surpreendente: virar garota de programa. Com o codinome de Bruna Surfistinha, Raquel viveu diversas experiências "profissionais" e ganhou destaque nacional ao contar suas aventuras sexuais e afetivas num blog, que depois acabou virando um livro e tornou-se um best seller.


É importante saber que Raquel foi para o mundo da prostituição por vontade própria. Havia sim uma pressão sobre ela dentro de casa, e essa pressão começou a forçá-la a tentar conseguir algo por conta própria e sair das sombras dos pais. Quem nunca se viu nesse dilema? "Estou me tornando um peso-morto em casa, preciso arrumar um emprego." O problema é que ela sentiu-se seduzida pelo caminho "mais fácil", aquele que garantia lucros de forma muito mais rápida do que os tradicionais. A própria personagem de Drica Moraes, que interpreta a cafetina da primeira casa onde Raquel se emprega, menciona na "entrevista": "Você vai ganhar muito mais do que uma vendedora consegue em um mês."

Antes que os vendedores sintam-se ofendidos, provavelmente o salário proveniente de programas é superior a qualquer profissão média remunerada, incluindo a minha! Isso faz a gente pensar nos caminhos escolhido, hein? Hoje em dia Presidentes são eleitos sem nenhum diploma, deputados precisam provar que sabem ler e garotas de programa faturam mais do que quem tem diploma universitário. Essa vida é muito fanfarrona!


Passado o choque em saber que Raquel tornou-se Bruna porque quis, mergulhamos de cabeça no mundo das garotas de programa. Ela e suas colegas nos mostram todas as facilidades e dificuldades da profissão e ao mesmo tempo nos faz pensar nos tipos de homens que frequentam esses lugares. Em sua grande maioria eles são solitários, e mesmo os pais de família e maridos devem ser aqueles tipos que não encontram em casa o que as "primas" podem e sabem oferecer. Incrível pensar como a indústria do sexo sabe angariar recursos sem grande esforço. O que nos faz pensar novamente nos caminhos que nós escolhemos! (Fala a verdade, você pensou!).



Particularmente eu não acho a verdadeira Raquel uma mulher bonita assim como é sua intérprete, mas imagino que com seus 18 anos ela devia ter seus atrativos, e isso por si só garantiu o seu destaque entre as demais. Como ela chegou lá? Com muito "trabalho", meu amigo.


Vamos lá, mulher. Faça seu exercício mental da semana. Imagine você receber num quarto durante uma semana dezenas de homens de todos os tipos físicos possíveis e imagináveis. Barbudos, magros, gordos, velhos, com bafo, fimose, frieira, nojentos... Cara! Tem que ter talento para algo do tipo, ou muito amor à profissão! Bem, vamos prosseguir na linha do sem preconceito.

Quando sai da casa de tolerância de Larissa (Drica Moraes), Bruna percebe que a imagem criada por ela mesmo é atrativa e decide trabalhar por conta própria com uma das amigas do antigo emprego. É aí que ela se torna uma personagem nacionalmente reconhecida, atendendo seus clientes privativamente numa cobertura de luxo e relatando suas aventuras num blog da internet. O diferencial de Bruna estava justamente em expor seu trabalho num meio que não era utilizado para esse fim antes dela. Sexo sempre fora veiculado pela Internet, claro, mas um site funcionar como uma forma de atrair clientes para programas era inédito. Embora Bruna fosse avessa aos estudos, ela mostrou que entendia de marketing e atingiu seu público alvo no ponto certo: A vaidade. Como a personagem cita no filme, os homens que requisitavam seu trabalho precisavam de atenção, e o fato dela citá-los no blog e dar notas para seu desempenho sexual mexia com seu brio, e aquilo era retorno garantido. Está aí um ponto positivo para Bruna. E pensar que não apliquei em nada minhas aulas de marketing da faculdade!


Destaque para a cena em que Hudson (Cassio Gabus Mendes) tenta dissuadi-la de continuar naquela vida, mandando a frase:


"Quando você estiver trepando com aqueles caras, lembra da vida que você escolheu e como você tratou a única pessoa que já se importou com você."


Quem é que já não foi tratado como o Hudson, não é mesmo? Eu mesmo já ofereci ajuda a uma pessoa e só tive ingratidão como resposta. Tem gente que não gosta de ser tratada bem. Whatever.


Bom, da ascenção à queda é um pulo, e a vida de Bruna torna-se uma biografia de estrela do rock quando começa a se envolver com drogas, aspirando uma carreira (e não estou falando em almejar um emprego) atrás da outra compulsivamente. Na mesma medida em que ela é absorvida pelo próprio "sucesso profissional" e começa a se iludir pela vida de glamour que nunca tivera antes, ela mergulha fundo no mundo das drogas e permanece nesse fundo quando começa a perder tudo que conquistou de forma honesta.


Ué. Que foi?


Foi de forma honesta sim. Ninguém fazia os programas forçadamente, oras.


Toda a crise de Bruna, sua queda e o fundo do poço em que ela atinge é a melhor parte do filme e rendem as melhores cenas em matéria de interpretação a Deborah Secco. Deborah, por sinal, faz com que tenhamos simpatia por Bruna e sua história (quando esquecemos o trabalho da personagem) durante todo o filme, e se não temos cenas primorosas durante a película, é porque a personagem também não é das mais profundas.


Todo o restante do elenco, em especial Cassio Gabus Mendes (Hudson, o primeiro cliente de Bruna) e Drica Moraes estão muito bem em cena, e não há aquele elo fraco que quase toda produção tem. Se tem também, a atenção do filme é totalmente desviada com cenas luxuriantes de sexo e depravação, portanto, não posso dizer que tenha percebido.


"Ah, mas Rodman, esse é um filme pornô?"

Não, jovem padawan. Eu definiria como um soft pornô. Não há orgãos genitais aparecendo explicitamente, apenas cenas simuladas de sexo. Quem já viu os filmes do Cine Privê nos sábados a noite sabe do que estou falando.

Deborah Secco está deliciosa como Bruna, e não há como negar que esse é o grande atrativo do filme. Devo confessar que vi o filme pela curiosidade que ele me gerou desde seu anúncio, e não porque estava ávido para saber sobre a triste história de vida da pobre Raquel. Boa parcela do público do filme (que no começo de Março já batia a casa dos R$ 4,2 milhões em bilheteria), estava na sala para ver isso mesmo: Putaria. Não há como negar. Se você foi pra conferir outra coisa, posso dizer que você é uma pessoa que ainda acredita na arte. Eu não sou tão otimista.


Bruna Surfistinha é um filme mediano. Embora tenha boas interpretações, vale mais (e unicamente) pelo tema polêmico, que assim como a Bruna real soube fazer com seu trabalho e o blog, vendeu-se por isso. Ponto.


Dizer que ele não nos leva a reflexões é mentira. Pensei o tempo todo o que eu ainda estou fazendo no meu trabalho se o caminho da grana é o sexo? Estou aqui por meio do meu blog convidando alguém pra ser meu sócio no Bordel da Luz Vermelha que abrirei em breve. Ah, também estou recrutando as "primas" para o trabalho pesado.


Caso essa empreitada não dê certo, já tenho o plano B, e eu mesmo lançarei minha carreira de Go Go Boy. Meninas interessadas, prometo postar aqui fotos e descrições fieis aos programas realizados. Quem sabe o blog não comece a bombar??


Obs.: As fotos eu já tenho! Heheheheh!


NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...