18 de dezembro de 2011

Santos e o passeio do Barcelona no Japão


Beeem, amigos do Blog do Rodman!

O juiz ergueu o braço, é finita a partida mais esperada do ano pelos torcedores do Santos (e por que não dizê-lo de muitos outros torcedores também) e o resultado não foi muito diferente do que muita gente já esperava: 4X0 para o Barcelona e um show de coletividade comandado pelo técnico Pep Guardiola.
Mas e aí? Foi esse chocolate todo que todo mundo está dizendo ou o Santos fez por merecer estar lá, assistindo de camarote (ok, piadinha sem graça!) o espetáculo do Barça?

Fez e fez muito.

Em primeiro lugar temos que ser sinceros: O Brasil NÃO É MAIS o país do futebol e isso só se comprovou na última Copa (que acompanhei de perto aqui, aqui e aqui). Assisti muitas partidas do já finado Campeonato Brasileiro de 2011, e o que eu vi foi um apanhado impressionante de times mal armados, mal organizados e com elencos sofríveis. E não, caro padawan, eu não estou falando isso apenas porque o São Paulo não chegou nem entre os cinco primeiros da tabela, mas porque nem mesmo o campeão Corinthians (que em teoria devia ter sido o melhor para vencer) exibiu um futebol digno de campeão. Do primeiro colocado ao último, os times brasileiros que entraram em campo (dizer que jogaram é meio que um exagero) apresentaram no máximo um daqueles joguinhos de várzea que costumamos ver quando saímos de casa para dar uma força para um daqueles nossos amigos perna-de-pau que nos chama para vê-lo jogar num campo de barro perto de casa.

Ou eu tô enganado?

Digo e repito: O Santos era o único time com capacidade técnica, e cujos jogadores apresentavam um talento diferenciado, capaz de ir lá e desafiar o todo poderoso Barcelona (chorem corinthianos, vascaíanos e flamenguistas) e mesmo assim não deu.

Mas afinal, o que deu errado?
Tudo.

O Santos já entrou em campo com aquele ar de inferioridade clássico de quem nunca enfrentou jogadores como Xávi, Puyol, Piqué e o baixinho gigante Messi, e isso, vamos combinar, é algo perigoso. Uma coisa é idolatrar seu adversário e respeitá-lo fora de campo, outra é se borrar todo de medo de jogar contra ele dentro das quatro linhas. A cara de embasbacado de Neymar a olhar o melhor do mundo argentino pouco antes de subir a campo já nos dava uma certa mostra de que aquela idolatria não seria muito saudável.

O próprio menino da Vila admitiu que seria uma honra jogar contra aqueles caras que ele só via no videogame!

Do sonho para a realidade levou-se 45 minutos para que o Santos caísse na real. Eles estavam no Mundial do outro lado do mundo enfrentando o melhor time do universo, porém já estava 3X0 com gols de Messi, Xávi e Fábregas. Um pouco tarde para reagir.

O sacolejo que o time da Vila mais famosa tomou no primeiro tempo não impediu que o time viesse mais compenetrado do vestiário para o segundo tempo. Avançando mais a marcação e apostando nos talentos individuais de Neymar, Ganso e Borges, o time alvinegro ainda buscou jogar de igual para igual (como se fosse possível) com o Barça e conseguiu criar uma ou duas oportunidades de gol, impedidas prontamente pelo goleiro catalão.

A verdade, no entanto, era uma só: O Barcelona não deu muitas chances para que o Santos deslanchasse. Sem espaço devido à marcação excelente do time azul-grená, os comandados de Muricy Ramalho apenas assistiram a apresentação de luxo do time espanhol e ainda levaram mais um gol para sacramentar o placar, marca de Messi.

4X0 em um jogo digno de entrar para a história (não dos santistas, claro!).


Mas, Rodman, esse Barcelona é tudo isso mesmo ou o Santos que é muito fraco?

Você não presta a atenção no que lê não, jovem padawan?
Quem aqui disse que o Santos é um time fraco?

Dentro das possibilidades que nosso futebolzinho brasileiro vem demonstrando, o Peixe era o único time que chegou ao final do ano com condições de pelo menos desafiar o time espanhol, mas o que ficou claro nesse dia 18/12/2011 é que isso não era o bastante para frear o verdadeiro bonde sem freio chamado Barcelona.


O Barcelona é tudo isso e MUITO MAIS do que estão falando. Anote:

O time do Guardiola possui talentos individuais?

Sim, muitos. Tirando dois ou três de seu elenco, dos menos talentosos (Mascherano, eu escolho você!!) todo o resto sozinho pode desequilibrar a partida, mas isso nem precisa acontecer. O grande segredo que pude acompanhar do time é a coletividade. Eles não usam como muleta o talento (indiscutível) de Messi ou de Xávi. Todos do elenco jogam em pró daquele que está menos marcado, e não importa quem chega na cara do gol (nem que seja o Daniel Alves), o importante é mandar para rede, algo que (pasmem) o futebol brasileiro esqueceu que é o principal objetivo do futebol, mandar a porra da bola pra rede.
O que hoje o Guardiola conseguiu fazer com o Barça, foi o que o Felipão, há muito tempo, em uma galáxia, muito, muito, distante conseguiu com sua família Scollari lá em 2002. Não tínhamos um punhado de estrelinhas que jogavam para inflar o próprio ego e sim um time realmente interessado em jogar em pró do companheiro e mandar a bola pra rede jogando bonito (tá, talvez nem tanto).

Jogar bonito é importante?
Não, mas é o que faz o futebol um espetáculo lindo de se ver.

Ninguém se importa se seu time ganha com um gol de letra ou um gol de bunda, mas é indiscutível que todo mundo quer ver um jogo bonito, bem jogado e com passes memoráveis. Nem todo time consegue isso, mas o Barcelona consegue.


E esse Messi, Rodman? Não jogou nada na Copa de 2010. Ele é bom mesmo?

Devo admitir que não estou muito acostumado a acompanhar os campeonatos europeus, mas o que o cara jogou hoje é algo digno de ficar marcado na memória para sempre.
O talento do baixinho argentino é impressionante. Ele não tem só um tempo excelente de bola como também possui um passe diferenciado, além de um domínio de bola insuperável. É como se a bola grudasse em seu pé e ninguém fosse capaz de tirá-la de lá. Quando algum marcador do Santos conseguiu pará-lo foi na grosseria, porque de outra forma não há o que se fazer. Os dois gols marcados por ele foram graças a seu talento. No primeiro ele soube dominar bem o passe de Xávi e mandar por cobertura e no segundo ele recebeu em profundidade, driblou o arqueiro santista como se ele não existisse e mandou para o fundo da rede.

E não foi só nos gols que a precisão de Messi ficou clara. O cara manda bem em praticamente todos os fundamentos (sabe, aquilo que os jogadores brasileiros nem sabem mais o que é?) do futebol, sem falar que ele conta com "ajudantes" que não se encontra em qualquer lugar por aí. Família que é família trata assim seu filho mais querido. Isso sim é bonito de se ver.

Eu gosto muito de futebol apesar da roubalheira que eu, você e toda a torcida do Flamengo sabe que existe nos bastidores (né, Dona CBF??), e já tem muito tempo que um bom futebol não é mais possível de se acompanhar no Brasil.

Essa de que o "Brasil é o país do futebol" já caiu por terra há muito tempo, e quem ainda insiste nisso não deve estar acompanhando muito os times brazucas maltratando a bola nos últimos anos. Vai lá dar uma olhada no esporte que os europeus têm jogado e depois você me fala se aquilo é ou não é futebol.


Aiee, Rodman! Você não está sendo nem um pouco nacionalista!


Não, estou sendo realista.
Futebol no Brasil nada mais é do que uma fonte de dinheiro hoje em dia. Não fazemos mais jogadores, fazemos máquinas de enriquecimento "lícito" e no ritmo que está, se não fabricarem logo novos "Neymares" por aí, a fonte vai secar em um ou dois anos no máximo.

Parabéns ao Santos que pelo menos chegou lá, parabéns ao Neymar por ser uma das únicas esperanças de futebol bem jogado no Brasil e claro, parabéns ao time do Barcelona que ainda prova que é possível ver um jogo de futebol e venerar a arte.

NAMASTE!

2 comentários:

  1. o Barcelona é o melhor do mundo ?? SIM! mas o Santos também é uma grande equipe!!!

    ResponderExcluir
  2. mas pra barra o barça so uma seleçao messi genio

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...