23 de setembro de 2012

Qual é a maior equipe de super-heróis?


Durante os meses de Julho, Agosto e o início de Setembro, deixei no ar, no Blog do Rodman a enquete “Qual é a maior equipe de super-heróis dos quadrinhos”, colocando na disputa A Liga da Justiça (DC), Os Vingadores (Marvel), Os X-Men (Marvel) e o Authority (DC). Depois de algum tempo de votação, é hora de descobrir o resultado da enquete entre os leitores do Blog (além dos curiosos que só de passagem deixaram seu voto), apresentando de forma clara e concisa quem ganhou essa peleja.
Dessa vez 145 caboclinhos deixaram sua marca na votação, sendo que o Authority foi o menos votado, ficando com apenas 3 dos votos. Os mutantes do Professor Xavier ganharam 28 votos e a Liga da Justiça abocanhou 51 votos


Com 43% dos votos, Os Vingadores venceram a disputa como a maior equipe de super-heróis dos quadrinhos (atualmente) para os leitores do Blog, o que comprova em boa parte, que o público é sim MUITO influenciado pela força da mídia.
Falando sério: Quem conhecia os Vingadores e podia citar pelos menos 5 membros da equipe há uns 4 ou 5 anos atrás, tirando os velhos nerds (como eu) que já acompanhavam as HQs há um bom tempo?
No caso do Authority, que não possui desenho animado ou qualquer outra aparição fora da sua mídia de origem, o resultado da votação não foi exatamente uma surpresa, embora seja crescente o número de leitores de títulos alternativos, que se dizem cansados dos títulos mainstream de Marvel e DC e que leem mais a linha Vertigo e os títulos da antiga linha WildStorm, que hoje fazem parte do Universo da DC, pós-Reboot. 



Mas afinal, quem diabo é esse tal de Authority, Rodman?
Me pergunta você, obtuso leitor. Authority é uma equipe de super-heróis (ou anti-heróis) criada pelas mentes de Warren Ellis (Homem de Ferro: Extremis) e Bryan Hitch (desenhista da série Os Supremos) para o selo Wildstorm. Trata-se de uma super-equipe que não costuma seguir muito as regras governamentais ou que sequer respeita as leis, resolvendo as coisas mais de forma bruta, porém de forma eficiente. Possuindo em suas fileiras versões do Superman (Apolo) e do Batman (Meia-Noite), as histórias do grupo chegavam aos picos da violência gratuita, o que fez com que a série ganhasse fãs fervorosos pelo mundo, o mesmo pessoal que já não se contentava mais com a “escoteirisse” da DC e “bundamolisse” da Marvel. Mais tarde, um dos escritores que havia passado pela série do Authority, Mark Millar e o desenhista regular Bryan Hitch seriam convidados pela Marvel para fazer a mesma coisa por lá (heróis escrotos que estão pouco de lixando para regras), reformulando assim os Vingadores e trazendo a segunda equipe de super-heróis da Casa-das-Ideias para o mundo atual em sua versão Ultimate, com o pé fincado na realidade. Nascia então Os Supremos.
O sucesso de Authority não parece ter atingido o mainstream das HQs, no entanto, deixando a equipe nessa enquete com apenas 2% da preferência do público.


Em terceiro lugar, com 19% ficaram os X-Men, equipe que nos anos 90 e até boa parte dos anos 2000 apontavam como a preferida do público em geral, e isso graças aos roteiros das HQs, os desenhos animados, os filmes de Bryan Synger e a popularidade de Wolverine, que estampava as capas de praticamente todas as revistas das equipes mutantes. 
Atualmente, diluídos em duas equipes principais (a do Ciclope e a do Wolverine), os X-Men não apresentam uma grande saga desde Os Surpreendentes X-Men de Joss Whedon (o diretor de Os Vingadores), e esse mais do mesmo requentado que acabou se tornando as histórias do super-grupo não consegue atrair mais o público como outrora. Esse é um dos motivos, talvez, pelo qual a Marvel resolveu colocar todos os galos na rinha pra brigar, com o crossover que anda rolando lá na gringa entre os Mutantes e os queridinhos da galera, os Vingadores, na Saga AVG x XM.  

Muitos leitores têm a Liga da Justiça como o expoente máximo de um grupo de super-heróis dos quadrinhos, e realmente a Liga (quando não está infestada de buchas como o Arqueiro Vermelho e a Vixen!) possui o maior panteão de super-seres da história das HQs, além deles serem infinitamente mais populares que todos os seus adversários dessa enquete juntos. 

Quer fazer um teste de o quanto eles são populares?

Pergunte para a sua mãe, por exemplo, quem é o “The Flash”. Ela terá a resposta na ponta da língua: “Ah, meu filho, é aquele herói que usa vermelho e que só anda correndo!”.
Agora faça o mesmo teste e pergunte para ela quem é Ciclope. Quem é Apolo. Quem é Hércules.
Duvido que ela responda algo diferente de: “Ciclope é aquele monstro de um olho só, Apolo é o deus do Sol e Hércules é aquele cabeludo da série de TV em que às vezes aparecia a Xena!”.


Em suas fileiras, a Liga da Justiça tem um dos personagens mais antigos das HQs e que representa a esperança e a força envolto em seu uniforme azul (agora sem cueca por cima da calça) e vermelho, o Superman. Tem o personagem mais querido dos cuequinhas verdes e nolanzetes espalhados pelo mundo, o terror do submundo de Gotham City, o Cruzado Embuçado e Cavaleiro das Trevas, Batman. Tem a rainha das amazonas, a personagem feminina das HQs mais conhecida em todo mundo (no Brasil ela só perde pra Mônica!), a maravilhosa Mulher Maravilha. Tem o homem mais rápido do mundo, que ficou conhecido na famosa série de TV dos anos 90 (e que também fez com 99,9% das pessoas passassem a chamá-lo de “The Flash”), o Corredor Escarlate ligeirinho, Flash. E tem o... Aquaman, que fala mentalmente com os peixes.



BWAHAHAH-HAHAHA!

É certo que hoje em dia quase ninguém sabe mais nada sobre a Liga da Justiça, exceto que esses mais de 60 anos de publicações foram praticamente obliterados com o Reboot ocorrido em 2011 nas linhas editoriais da DC Comics, porém, no entanto e todavia, os heróis mantiveram suas características básicas, e eles (tirando o Aquaman!) continuam sendo os melhores do mundo.
Mas então, o que explica que nessa pequena enquete a Liga ficou apenas em segundo lugar, com 35% da preferência do público??

Por causa do filme dos Vingadores, claro!

A enquete anterior, deu como resultado que o Homem de Ferro (figura mais importante no universo cinematográfico da Marvel) era o personagem preferido entre aqueles que responderam o questionário, ganhando de caras como Homem Aranha e Wolverine, e nessa nova enquete, com a vitória dos Vingadores,  ficou bem claro que essa “preferência” pouco tem a ver com a história que os mesmos personagens tem nas HQs e sim com o grau de exposição que eles tem atualmente na mídia.

Seja como for, os Vingadores são os queridinhos da galera no momento, o que não desmerece em nada as demais equipes e seus fãs espalhados pelo Globo Terrestre.



Embora os Vingadores também sejam minha equipe preferida de super-heróis, como ficou bem claro no Top 10 Maiores Vingadores, essa equipe atual cujas histórias vem sendo publicadas no Brasil formada por Capitão América (Bucky), Homem de Ferro, Thor, Homem Aranha, Wolverine, Mulher Aranha e Gavião Arqueiro não duraria 20 minutos de porrada contra a Liga da Justiça! Só o Aquaman do Geoff Johns acabaria sozinho com metade da equipe! 

E vocês? O que acham? Qual é a sua equipe preferida? Defendam, argumentem nos comentários.

NAMASTE!

8 comentários:

  1. pelo menos o primeiro colocado eu achei justo!

    ResponderExcluir
  2. leia minha nova saga do Batman, uma história 100% original

    http://odetetivedassombras.blogspot.com.br/

    se gostar, siga!

    ResponderExcluir
  3. da DC devia ter colocado Titãs ou Sociedade da Justiça(só li uma história até hj)mas creio q sejam mais famosa q essa tal equipe de heróis chamada Authority(nunca ouvi falar)

    ResponderExcluir
  4. Liga da Justiça é e sempre sera a melhor...
    Só o Super Man fodastico acabaria com todos da liga...

    ResponderExcluir
  5. Faltou o planetary que traz uma proposta diferente de equipe de herois.

    ResponderExcluir
  6. Uhn, não sei direito mas me lembro vagamente de ter visto alguns dos heróis de Authority em uma animação que passava na record. (acho que isso já tem pelo menos 10 anos...). Pode explanar algo sobre isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Lucas, nunca vi nenhum desenho do Authority na TV, e nem acho que as histórias realistas e violentas dos personagens se encaixariam nesse formato. Você deve estar se referindo a um desenho bem tosco dos WILDCats que passava na Record:
      https://www.youtube.com/watch?v=-3CFmQT6_Is

      Excluir
  7. VITORIA JUSTA!
    MAS E SE SAISSE O FILME DA LIGA DA JUSTIÇA; SERÁ QUE A PREFERÊNCIA CONTINUARIA A MESMA?

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...