17 de maio de 2014

The Walking Dead - 4ª Temporada

Esse post possui SPOILERS sobre a série!


Após estabelecer uma ditadura no final da segunda temporada com a célebre frase “isso não é mais uma democracia!”, Rick Grimes (Andrew Lincoln) decidiu dividir o comando da prisão criando um Conselho, onde além dele, Hershel (Scott Wilson), Daryl (Norman Reedus) e Michonne (Danai Gurira) debatem sobre o que é melhor para a comunidade.

Com a destruição de Woodbury, Grimes resolveu abrigar os sobreviventes da cidade antes comandada pelo Governador (David Morrissey) na prisão, e novos personagens se juntaram aos já conhecidos do grande público como Carol (Melissa McBride), Glenn (Steven Yeun) e Maggie (Lauren Cohan).


Para atrapalhar a aparente calmaria que reinava na comunidade, uma estranha peste espalhada depois do consumo da carne de um porco contaminado passou a matar alguns habitantes do local, fatalmente os transformando em errantes. E se os zumbis do lado de fora dos portões não conseguiam entrar, nada pior do que vê-los surgindo do lado de dentro dos muros, onde menos se esperava. O que dizer do pobre Greg (Vincent Martella) de Todo Mundo Odeia o Chris virando um errante?


Enquanto Daryl tenta encontrar suprimentos na cidade para tentar conter a peste que se alastra na prisão que serve como lar para os sobreviventes do Dia Z, descobrimos que Michonne estivera seguindo o rastro do Governador todas as vezes que saia em ronda. Após chacinar seus próprios parceiros, o enlouquecido comandante de Woodbury havia desaparecido, o que não fez com que ele esquecesse sua vingança contra Rick e os moradores da prisão.


O episódio do retorno do Governador foi um dos mais esclarecedores dessa temporada, uma vez que mostrou alguns pontos que só haviam sido descritos no livro baseado na série de quadrinhos A Ascensão do Governador (escrito por Robert Kirkman e Jay Bonansinga), e que trouxe desse mesmo livro alguns personagens como Tara, April e o senhor David Chalmers (a pequena Megan não existe no livro). Logo depois que foi derrotado por Rick e obrigado a fugir, Brian Blake (o verdadeiro nome do Governador) caiu na estrada, e como um verdadeiro morto-vivo perambulando a esmo, acabou se deparando com a família Chalmers, que lhe deu abrigo e proteção. Incapaz de se manter em “família” novamente, Brian acabou sendo encurralado por seus antigos parceiros (entre eles Martinez) e após se livrar deles, junto a uma nova comunidade e o apoio de Tara (Allana Masterson), ele decidiu atacar a prisão, que naquele momento era o mais próximo que ele conhecia de um local seguro. Blake mataria dois coelhos com uma mesma cajadada: abrigaria sua nova comunidade e teria sua vingança contra o grupo de Rick.



Após o bem sucedido ataque do Governador (num dos episódios mais chocantes da série) à prisão, o local destruído se tornou incapaz de continuar mantendo seus moradores seguros dos errantes que a invadiram, e dolorosamente aqueles que conseguiram sobreviver tiveram que debandar, separados dessa vez em pequenos grupos. Após uma surra vergonhosa aplicada pelo Governador, Rick se viu salvo por Michonne e muito ferido, ele o filho Carl fugiram da prisão sem saber o destino da pequena Judith, cujo berço apareceu vazio e ensanguentado.


Dali pra frente os personagens voltaram a colocar o pé na estrada em busca de abrigo, e cada um deles começou a encarar seus próprios demônios, Daryl e Beth (Emily Kinney) de um lado, Carol, Tyreese (Chad Coleman) e as meninas Lizzie e Mika de outro, Carl (Chandler Riggs) amparando o pai ferido, Maggie com Bob (Larry Gilliard Jr.) e Sasha (Sonequa Martin-Green), e Glenn, que fica para trás desacordado após sofrer com os sintomas da febre quase o começo da temporada toda. Os destinos de todos eles voltam a se cruzar quando eles começam a seguir o caminho para O Terminal (Terminus) alardeado em todos os cantos da cidade como o último refúgio seguro na Terra. A temporada acaba quando os sobreviventes chegam ao Terminal e descobrem que estavam mais seguros do lado de fora!


Já assisti The Walking Dead com maior empolgação, mas atualmente acompanho mais como torcer para um time que já não te traz mais alegria. A velha lenga-lenga de fugir de zumbis já me parece saturada a essa altura, e embora se perceba bem claramente que o foco é nos personagens e sua obstinada luta pela sobrevivência (e já não o era assim em LOST?), ainda assim me entedio fácil com os episódios mais lentos, em que nada parece acontecer. 



A meu ver, nessa quarta temporada houve três episódios que realmente me explodiram a cabeça, o 8 em que acontece o ataque do Governador à prisão e a chocante morte de Hershel, o 14 em que Carol e Tyreese são obrigados a tomar uma difícil decisão com relação as irmãs Lizzie e Mika para salvar a pequena Judith, e o episódio final em que Rick percebe que suas ações agora estão intimamente ligadas a sua sobrevivência e a de seu filho Carl, quando ele é obrigado a matar à sangue frio um dos agressores que os emboscam na estrada.


O antigo formato de seis episódios (como na primeira temporada) a meu ver funcionaria melhor para condensar os acontecimentos, ou mesmo uma temporada de 10 episódios, como acontece em Game of Thrones, que adaptam um livro de mais de 400 páginas de forma bem competente. Embora agora a série The Walking Dead esteja anos-luz de distância de sua origem nas HQs, e enquanto personagens que já morreram nos quadrinhos há muito tempo ainda estão vivos na série, esticar demais as temporadas parece um erro, já que a lentidão de alguns episódios em que parece que NADA ACONTECE são bem irritantes. Seja como for, a série é um sucesso inegável, e atinge todo tipo de público, desde os que só conhecem os personagens pela TV àqueles que acompanham também as HQs, mesmo sabendo que a fidelidade ao que acontece lá passou bem longe. Como já disse antes por aqui, são duas mídias bem distintas e as duas valem a pena de serem acompanhadas, mesmo já não me agradando tanto assim.


Nota: 7

Ps.: Não há nenhuma menção na série com relação ao personagem Governador se chamar "Brian" Blake na realidade em vez de "Phillip" Blake. A confusão é explicada no livro A Ascensão do Governador, em que Brian, assume a identidade do irmão Phil (que era o verdadeiro fodão enquanto Brian era um bosta asmático) depois que ele é dilacerado por errantes.  Se você odeia o personagem, vai até ter certa simpatia por ele logo que ler o livro. 


NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...