14 de março de 2015

O que esperar do Demolidor da Netflix?


Depois do fracassado filme de 2003 estrelado por Benagora sou o BatmanAffleck e dirigido pelo fraquinho Mark Steven Johnson (que também esteve à frente da bomba Motoqueiro Fantasma, com nosso querido Nicholas Cage!), o Demolidor, o Homem sem Medo, precisava URGENTEMENTE de uma adaptação que nos fizesse esquecer de Elektras voadoras, Mercenários cheirados e lutas coreografadas pelos Backstreet Boys. De lá pra cá, muitos rumores envolveram o nome do Demônio Audacioso com relação ao cinema, mas nada que nos fizesse acreditar que ele REALMENTE voltaria à tela.


As coisas mudaram quando os direitos do personagem, que haviam sido cedidos à FOX na época de vacas magras da Marvel, retornaram à Casa das Ideias, e isso não podia ter acontecido em melhor hora, já que a Marvel Studios começava a colher ótimos frutos após sua ousada empreitada em lançar filmes com os “heróis buchas” que haviam lhe sobrado. Enquanto as minas de ouro X-Men, Homem Aranha, Quarteto Fantástico e tantos outros não podiam ser usados, devido contratos com a FOX e a Sony, a empresa procurou se virar com o que tinha em mãos. Calhou dos “buchas” Homem de Ferro, Thor, Capitão América e Vingadores darem MUITO CERTO nos cinemas, e era hora de dar vida a um novo Demolidor, agora que ele também fazia parte do universo regular onde esses heróis e a SHIELD já existiam.  


Muitos atores foram boatados como “certos” ao papel de Matt Murdock/Demolidor, incluindo aí Michael C. Hall, o Dexter, mas quando a Marvel entrou em acordo com a Netflix, a hoje poderosa empresa de serviço em streaming, e decidiu realizar uma série exclusiva mais ou menos aos moldes de Agents of SHIELD, o papel do advogado cego de Hell’s Kitchen acabou caindo no colo de Charlie Cox.


Cox é um ator inglês de 32 anos cujo primeiro papel de destaque, após fazer uma série de filmes de menor expressão, foi Stardust (2007), onde interpretou o personagem Tristan Thorne, contracenando com Robert De Niro, Claire Danes e Michelle Pfeiffer. Recentemente, ele apareceu no filme que concorreu ao Oscar, A Teoria de Tudo, como Jonathan (falei um pouco sobre os filmes do Oscar 2015 aqui). Além do material promocional e fotos de bastidores, pouco se sabe na verdade sobre a preparação que o ator precisou passar para viver um deficiente visual que samba na cara da sociedade pulando de prédios, fazendo acrobacias e quebrando a cara da bandidagem. Os dois trailers lançados mostram um clima bem sombrio (exatamente o que esperamos de algo relacionado ao Demolidor), tensão, e claro, muitas cenas de ação, por isso seria interessante saber que tipo de treinamento físico Cox teve para viver o personagem.


Nos quadrinhos o Demolidor não é somente um “artista” marcial de talento ou um manjador dos paranauês de parkour. Ele é principalmente um acrobata de respeito, característica essa que acabou passando batida no filme de 2003. Por ser um herói urbano, o Demolidor não precisa da muleta (sem trocadilhos pelo cara ser cego!!) dos efeitos digitais para parecer incrível na tela. Hoje, praticantes de parkour na vida real conseguem nos impressionar bem mais do que um boneco digital idiota saltando entre prédios, e a meu ver, os diretores da série podiam explorar bastante essa característica. Quanto às artes marciais, o que Matt Murdock aprendeu com seu sensei Stick nas HQs é um misto de karatê com ninjitsu, e é óbvio que queremos vê-lo utilizando essas habilidades na série da Netflix, além de seus sentidos superaguçados.


Criando especulações através do que os dois trailers já exibiram, dá pra dizer que Marvel’s Daredevil vai beber bastante do roteiro de Demolidor – O Homem sem Medo, de Frank Miller. Em primeiro lugar, vemos Matt usando um traje todo preto e um capuz que esconde seu rosto, ao estilo do que o personagem usou na minissérie em quadrinhos citada para resgatar uma garotinha que cai nas garras dos capangas do Rei. Claro que os véios também devem se lembrar do filme do Hulk dos anos 70 (O Julgamento do incrível Hulk) em que o herói cego dá as caras, e cujo traje também se assemelha muito ao que foi mostrado até aqui. Alguém se lembra do “Audacioso”?


Mas que bagulho ridículo e...


Bem...

Outro indício de que Marvel’s Daredevil vai usar algumas referências do roteiro de Frank Miller, é o clima meio que sombrio mostrado nos trailers, coisa que o velhinho sempre gostou de usar em suas histórias com o Demônio nas HQs. O Demolidor é um cara que vive num dos piores bairros de Nova York, e que aprendeu desde a infância a conviver com o que havia de mais sórdido na vizinhança. 


É complicado querer dar um tom mais colorido e feliz a essa realidade de merda em que o personagem é inserido (embora Mark Waid consiga fazer isso com maestria nas histórias atuais dele), e fugir muito disso é acabar negando a gênese do herói, que já na infância teve que aprender a lidar com a morte do pai pelas mãos de um gângster e com as injustiças que faziam com que caras maus andassem à solta, rindo das leis. Pense um pouquinho: E se você fosse um garoto maltratado desde sempre, que via seu pai dando duro para te sustentar e que ganhasse os poderes necessários para vingar sua morte e curar as injustiças do seu bairro, você não o faria?


Stan Lee, Frank Miller, Kevin Smith e Brian Michael Bendis criaram o background fundamental nos quadrinhos para que a série seja inspirada, agora basta saber se esses conceitos serão respeitados nos 13 episódios que estarão disponíveis na Netflix a partir do dia 10 de Abril ou não. A Marvel tem acertado no cinema e aos pouquinhos também tem se endireitado no campo das séries de TV, como podemos ver em AOS e em Agente Carter, é óbvio que torcemos para que o mesmo aconteça com o Demônio Audacioso.

Personagens

O Demolidor nunca foi conhecido por seus grandes inimigos nas HQs, e pra quem conhece o personagem apenas pelo filme do Ben Affleck (e eu tenho pena dessa pessoa!) os dois grandes rivais do cara já apareceram lá. Não que alguém se importe com o Metalóide, o Homem Púrpura ou o Coruja, mas todo mundo está careca de saber (inclusive ele mesmo!) que Wilson Fisk é o grande antagonista do herói cego.


O ator Vincent D’Onofrio, de 56 anos, foi agraciado pela oportunidade de dar vida ao inimigo mais casca-grossa do Demolidor, e pelas fotos e pelo segundo trailer, assim como costuma fazer com todos os personagens que interpreta, D’Onofrio parece ter incorporado mesmo o gigantesco Rei do Crime.

Aiiiee, Rodman! Nada a ver! O Rei do Crime é negro! Por que colocaram um branco pra interpretar ele! Aff! Essa Marvel só faz merda!   

Como eu disse anteriormente, eu tenho pena de você que só conhece o Demolidor pelo filme do Ben Affleck! Que o Demônio tenha piedade da sua alma!


Michael Clarke Duncan nos transmitiu aquele sentimento de “misericórdia, avemaria, pelamordedeus não me mata!” que o personagem Rei do Crime inspira nas HQs. Ele era muito grande. Ele era enorme. Ele era uma massa gigantesca de músculos, e nem se o Ben Affleck fosse o melhor artista marcial do mundo ele conseguiria vencer aquele cara no filme de 2003, por isso respeitamos muito a caracterização que ele deu ao mafioso. D’Onofrio, no entanto, tem o desafio de dar vida não só ao cara GIGANTE que causa um cagaço por onde passa, mas principalmente pela mente maquiavélica que o fez ser um dos principais chefes do crime organizado da Marvel durante décadas, rivalizando inclusive com caras como Caveira Vermelha e o Dr. Destino. Wilson Fisk não é só o cara que espancou Matt Murdock quase até a morte, mas também o homem que destruiu sua vida inteira em A Queda de Murdock de tal maneira, que o herói não viu outra alternativa além de encará-lo no mano-a-mano, algo do qual ele deve se arrepender até hoje!


Esperamos que o Rei do Crime de Vincent D’Onofrio seja, claro, um importante adversário físico do Demolidor, mas que ele seja principalmente um adversário psicológico e inatingível, como por muito tempo ele foi nas HQs. Será que o ator dá conta?


Além de Charlie Cox e Vincent D’Onofrio, a série conta no elenco com a delicinha da Deborah Ann Woll (a Jessica, a vampira mais desejada de True Blood, que eu já resenhei aqui) como Karen Page (a secretária e atriz que VENDEU  identidade secreta do Demolidor pro Rei), Ayelet Zurer (que viveu a Lara, mãe do Superman em Man of Steel e que na série será Vanessa Fisk, a esposa do Rei), Elden Henson (Foggy Nelson, o braço direito de Murdock na firma de advocacia) e Rosario Dawson como Claire Temple, que nas HQs é uma enfermeira que já teve um flerte com o Luke Cage e que já foi casada com o Golias Negro (Bill Foster, aquele que foi trucidado pelo clone maluco do Thor em Guerra Civil). 


Estou muito curioso para saber como vai ser o desenvolvimento de todos esses personagens e como eles irão se relacionar com Murdock e sua dupla identidade, e mal posso esperar para que essa série comece logo. E vocês?

O que? Ainda não se convenceu a assistir a série? 

Que tal agora?


Ainda não?


Ok, você é mesmo uma pessoa exigente!

Quem sabe com o trailer você se convença a assistir Marvel's Daredevil da Netflix?



Ps.: Se eles colocarem uma atriz gostosíssima para viver a Elektra (se é que ela vai aparecer na série!), os cuecas de plantão não reclamariam!


Ps. 2: O ator Scott Glenn (que é as fuças do personagem!!) foi escolhido para viver o Stick, que nas HQs é o cara que treina o jovem Matt nos paranauês das artes marciais.


 Mas a gente não reclamaria se chamassem o Rutger Hauer para interpretar o personagem, até porque ele já meio que viveu o papel em Fúria Cega!! Hehehehe!


Ps. 3: Queremos um Mercenário mais habilidoso e menos crackeiro que o de Colin Farrell!

Ps. 4: Será que o Demolidor não vai usar o traje vermelho? Porra! Pelo menos o bacanudo amarelo, vermelho e preto poderia rolar! Hehehe!


NAMASTE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...