28 de março de 2015

Top 10 - AS MAIORES SURRAS DOS HERÓIS


As batalhas entre heróis e vilões nos quadrinhos parecem que nunca têm fim, ainda mais quando os mocinhos decidem apenas aprisionar seus adversários após suas lutas, o que se torna um ciclo interminável quando os infelizes decidem escapar e começar tuuuudo de novo.

Quando nossos heróis perdem as estribeiras e decidem resolver de uma vez suas rixas é que a JIRIPOCA PIA e o PAU CANTA para o lado dos vilões, e esse Top 10 especial, elenca as Maiores SURRAS que heróis da Marvel e DC já aplicaram em seus inimigos.

Prepara o Band-Aid!


10- Homem de Ferro X Dínamo Escarlate


Durante a Guerra das Armaduras, Tony Stark, sob a identidade do Homem de Ferro saiu para detonar com todas as armaduras que, ilegalmente, estavam utilizando de sua própria tecnologia para serem aprimoradas. Após construir um dispositivo capaz de anular a funcionalidade dos maquinários, Stark saiu pelo mundo acabando com vários vilões que usavam a tecnologia que lhe havia sido roubada, e um desses vilões era o russo Dínamo Escarlate.



Após criar uma armadura stealth (uma das mais emblemáticas que ele já usou nos quadrinhos) toda preta, Stark parte para encarar dois de seus mais fortes adversários, o Dínamo Escarlate e o Homem de Titânio. 



Visivelmente em desvantagem, já que para se manter fora de radares e camuflado, o traje não dispõe de muitos recursos de ofensiva, ele consegue abater os dois russos... E isso com rajadas repulsoras contadas!




O pobre Dínamo não tem muita chance contra um Homem de Ferro boladaço, e vira um brinquedo na mão do Vingador Dourado... Er, Vingador Negro... Branco...




9 - Batman X Coringa



O cenário?

Estamos em meio a Queda do Morcego, o vilão anabolizado Bane soltou todos os malucos do Asilo Arkham de uma vez e fez com que o Batman saísse à caça deles, um por um, o que esgotou a resistência do Morcego como nunca antes havia acontecido. Aproveitando-se do caos, o Coringa e o Espantalho se juntaram e sequestraram o prefeito de Gotham, e querendo mais é ver o circo pegar fogo, os dois começaram a espalhar armadilhas pela cidade, enquanto o Batman vinha em seu encalço.


Batman pirado no ácido

Quando finalmente o Morcego os encontra, o Espantalho dispara uma carga caprichada de seu gás do medo em Wayne, o que desencadeia emoções reprimidas há muito tempo, e revela seu maior medo: De falhar e ver outro Robin morrer como Jason Todd morreu!
Sob efeito do gás, o Batman fica PUTAÇO, e após se livrar do magriça Espantalho, ele espanca o Coringa com o restante da força que lhe sobra. 



Pela primeira vez tivemos uma espécie de vingança após o brutal assassinato do segundo Menino rodízio Prodígio. 



Aposto que o Coringa precisou de um bom tratamento dentário depois dessa!

8 - Capitão x John Walker


Eu já tive a oportunidade de falar por aqui dessa história clássica do Capitão América datada lá do finalzinho dos anos 80, mas não custa nada relembrar.

Quando uma Comissão para assuntos aleatórios super-heroizísticos se formou no mais alto escalão do Governo, e o bom e velho Steve Rogers teve que abandonar sua identidade de Capitão América para não se sujeitar a ser uma marionete de seu governo, Valerie Cooper (aquela mesma que formou mais tarde o X-Factor), uma das agentes governamentais, escolheu John Walker para substituir Rogers. 



O ex-Superpatriota, se mostrou de início um bom sucessor, já que também era dotado de força ampliada (na época até maior que a de Rogers), mas sua indisciplina e seu jeito truculento de lidar com as situações mostrou logo que o governo havia dado um tiro no próprio pé em escolhê-lo como símbolo. Violento ao extremo, Walker enlouqueceu quando teve a família assassinada por um grupo rival (que sabia de todo o passado dele como Superpatriota) e o cara pirou na batatinha de vez. 



Usando o uniforme do Capitão, ele assassinou a sangue frio os caras que mataram sua mãe, e deixou um rastro de sangue por onde passou.



Vendo que aquilo tinha passado de todos os limites, Steve Rogers, sob a alcunha de “Capitão” e empunhando seu velho escudo sob um traje negro, resolveu limpar seu nome, e botou pra quebrar. Mesmo com força ampliada, não deu para Walker, que tomou uma esculachada de Rogers no mano a mano.




Essa batalha é épica, e mostra do que, afinal, Steve Rogers é capaz, já que na época ele mesmo duvidava que podia vencer Walker, de quem já tinha tomado uma surra antes.



7 - Aranha Escarlate x Venom



Quando surgiu nas HQs, criado por Todd McFarlane, o Venom era o vilão mais PICA que o Homem Aranha tinha, isso porque, muito ajudado pelos roteiristas da época, além de anular o sentido de aranha do Peter, ele tinha os mesmos poderes que o cara, era mais forte e ainda conhecia sua dupla identidade. 



Como parar esse filho da puta?



Com o passar do tempo, toda essa fodacidade do personagem foi pra vala, e já em seu primeiro encontro com o clone (que depois não era mais clone e que depois voltou a ser!) de Peter Parker, o Aranha Escarlate, o dentuço tomou uma pisa do herói iniciante, isso graças aos equipamentos novos que ele incorporou a seu traje, como seus ferrões, as teias de impacto, e também a extrema força de vontade do roteirista da época Howard Mackie.



Forçada de barra? Pode ser, mas que o senhor Ben Reilly aplicou uma bela de uma surra no Venom (mesmo com o estômago aberto!), isso ninguém pode negar!




6 - Superman X Darkseid



O Superman é o super-herói mais poderoso das HQs, e poucos inimigos conseguem aguentar toda sua fúria quando ele realmente decide largar o braço pra cima deles.
Darkseid é um deles!

A chegada da prima do Superman do espaço, a linda e poderosa Kara de Zor-El, chamou a atenção do Senhor de Apokolips, que decidiu que a queria em seu time de Fúrias, seu esquadrão de elite pessoal formado pelas mais mortais mulheres do universo. Quando num debate, Batman e Mulher Maravilha decidem que o lugar mais seguro para Kara é a Ilha Paraíso, Darkseid resolve raptar a menina, enviando um exército de Apocalypses para distrair a Princesa Guerreira, o Homem Morcego e o Homem de Aço.



Você leu direito. UM EXÉRCITO DE APOCALYPSES! É pra exprudir tudo em BH o massaveiômetro (o que não é de se espantar, já que essa história foi escrita por Jeph Loeb)!

Os monstros, apesar de serem mais fracos que seu modelo original (o próprio Apocalypse, o monstro que matou o Superman na pancada!!) cumprem seu papel, atrasam os heróis enquanto o Senhor de Apokolips em pessoa sequestra Kara, não antes de matar a Precursora.



O Superman aceita a ajuda da Grande Barda e parte para Apokolips com Batman e Diana a fim de salvar sua doce prima. Quando chega lá, o Azulão sente na pele que ela mudou de lado, e os dois entram na porrada. Após esse imbróglio, Kara é calcinada pelos Feixes (Sansão, Raios... Sei lá!!) Ômega de Darkseid, e aparentemente vai pra vala.  Virado no Jiraya, não resta ao Homem de Aço nada além de sentar o braço na orelha do monstro cinza e fazê-lo pagar por seu crime.


Na animação “Apocalypse” da Warner (que eu já resenhei aqui), esse combate entre Superman e Darkseid vira um episódio de Dragon Ball Z absurdo, e a luta entre eles chega até a cansar. Fique com a versão da HQ que é bem mais contida... 



...Apesar de desenhada pelo falecido Michael Turner.

5 - Aranha X Sr. do Fogo



Hoje em dia pouca gente conhece esse personagem que costuma aparecer mais nas sagas cósmicas da Marvel ou sempre que o Thanos resolve voltar da morte, mas na época, ele era conhecido como um dos Arautos de Galactus, e só isso já bastava para fazer todo mundo se borrar de medo a seu redor. Capaz de emitir rajadas de energia poderosíssimas e obliterar meteoros com um bocejo, o Senhor do Fogo possui poderes cósmicos, o que obviamente o coloca fora fora do padrão de ameaças que o Homem Aranha está acostumado a encarar.



Ou será que não?



Numa história divertidíssima escrita por Tom de Falco e brilhantemente desenhada por Ron Frenz, o Escalador de Paredes acaba entrando no caminho do Arauto de Galactus, e é obrigado a tentar de tudo para salvar a cidade e a própria pele do poderoso adversário. Enquanto se esquiva dos disparos, Peter só pensa em arranjar ajuda com heróis mais poderosos, e quando ele percebe que nem o Quarteto Fantástico e nem os Vingadores vão poder ajudar, ele resolve encarar o Senhor do Fogo da forma que sabe: No braço!



E ele vence!!



Coitado do Senhor do Fogo que só queria comer uma pizza!

Consulte qualquer lista das melhores histórias do Homem Aranha, certamente “O Poder do Fogo” estará entre elas. 

4 - Demolidor x Mercenário



Os pega-pra-capar entre o Demolidor e o Mercenário são constantes na historiografia do Demônio Audacioso, mas esta história em especial, escrita por Jim Shooter e desenhada pelo mestre (ajoelhem e façam reverência, por favor!) Gil Kane tem uma pegada diferente, já que nela, o Demolidor está em desvantagem.



No começo da história, Matt leva uma bolada de golfe na cabeça do próprio Mercenário, que não sabe que ele e o Demolidor são a mesma pessoa, e isso faz com que o sentido de radar do herói fique desorientado. Quando o Mercenário sequestra algumas pessoas e ameaça matá-las diante das câmeras de TV se nada for feito para pagar sua recompensa, Matt é obrigado a entrar em ação, mesmo atordoado, e ele logo percebe que aquela não foi uma boa ideia.



Num cenário de TV, o caçador de recompensas usa tudo que pode para atingir o Demolidor, e consegue. Mesmo acabado após apanhar muito, ele consegue reagir e nem mesmo após ser baleado pelo vilão ele desiste, aplicando uma das maiores surras que o Mercenário já levou!




“Quero que se lembre, Mercenário, de que o Demolidor quebrou você, mesmo estando quase morto!”

Vixeeee! Vixeeeee! Oooorrra!

3- Gata Negra X Dentes de Sabre



A Gata Negra Felícia Hardy não é o que podemos chamar de heroína, já que no passado a maior parte do seu tempo hábil ela utilizava para assaltar bancos e joalherias, mas como nessa história ela faz de tudo para que seu frequente peguete, Peter Parker, o Homem Aranha, não tivesse a identidade secreta revelada por Victor Creed, o Dentes de Sabre (num visual Perigosas Peruas que meu Deus do Céu, hein!!), ela decide arriscar o pescoço encarando no mano a mano provavelmente um dos inimigos mais perigosos da sua vida.


Visual "ALOKA" do Dentes de Sabre

Estamos falando do Dentes de Sabre, porra!



Esse cara antes mesmo de virar aquele gigante mentecapto do filme X-Men, ele já encarava o Punho de Ferro e o Luke Cage AO MESMO TEMPO! O cara fazia parte de um grupo de extermínio de mutantes denominado CARRASCOS e caía na porrada com o Wolverine dia sim dia não!



Pois é... E não é que a Gata Negra, que na época nem estava com seus poderes de azar, foi lá e LITERALMENTE limpou o chão com a cara do Creed?



Essa história é sensacional, e está na minha lista de HQs preferidas do Homem Aranha. 



2 - Azrael X Bane



Não devo ter sido o único, mas na época da Queda do Morcego eu fiquei PUTO DA CARA com o Bane e com a forma humilhante com o qual ele não só derrotou o Batman, mas como ele também o quebrou ao meio. Aquele sentimento conflitante de ódio e de impunidade ficou no ar por um bom tempo, enquanto víamos o velho Bruce Wayne trocar o Batmóvel pela Batcadeira-de-rodas, o Robin (Tim Drake) ser expulso da Batcaverna e o Asa Noturna comendo as cocotas em Gotham enquanto a cidade chafurdava na lama do crime, agora comandado pelo próprio Bane.



E agora? Quem poderá nos defender?

O Batman Azrael, claro!



Mais pirado que o Torcedor do América, Jean Paul Valley assumiu o manto do morcego e decidiu que sua primeira missão seria fazer aquilo que seu antecessor havia falhado em fazer: Limpar Gotham.



Com seu estilão esquizofrênico e comandado por uma programação chamada de Sistema, o maluco botou pra foder com a bandidagem de Gotham, até que ele percebeu que aquilo não iria parar se ele não chegasse à fonte. Pegando um a um os asseclas de Bane, Valley não esperou muito para medir forças com o gigante anabolizado, e usando novos apetrechos, ele provou que era capaz de derrotá-lo, coisa que o próprio fugitivo de Santa Prisca percebeu. Quando Bane escapou do primeiro embate feito uma galinha acuada em busca de mais Veneno, a substância que despertava o Tigre em Você, Jean Paul Valley construiu a roupa mais feia que já vi o Batman usar um traje todo invocado e acabou com o vilão, aplicando uma surra de “criar bicho”.



“Você está quebrado, Bane! A prisão Blackgate poderá guardar seus pedaços!”.

Uhhhh! Vixeeeeeee! Vixeeeeee!



A meu ver, isso foi um erro. Já que o Azrael era pirado na batatinha mesmo, os roteiristas deviam tê-lo deixado liquidar com o Bane, até porque depois disso, o personagem se tornou um completo inútil nas histórias do Batman, servindo só de sparring pro próprio Bruce Wayne.    

1- Aranha x Rei do Crime



O Homem Aranha é conhecido por ser um personagem que usa as piadinhas infames para desestruturar seus adversários moralmente, além de esconder seu próprio medo. Poucas vezes se viu o Amigão da Vizinhança partir para a porrada completamente sedento de vingança, e olhe que ao longo desses cinquenta e tantos anos de carreira, o coitado já teve o sogro macetado no chão por uma chaminé, uma namorada jogada de uma ponte, outra namorada espancada pelo Dr. Octopus, a esposa aterrorizada pelo Venom, a vida virada do avesso por um clone e até enterrado vivo o infeliz foi. Se isso não causa um sentimento de vingança na pessoa, o que mais poderia?

Ter a tia brutalmente alvejada por um tiro, talvez?

Durante a Guerra Civil, o Homem Aranha foi à público e revelou sua identidade secreta diante das câmeras de TV do mundo todo, o que desencadeou uma reviravolta em sua vida. Achando que aquilo inspiraria outros heróis a fazerem o mesmo e para apoiar a Lei de Registro Super Humano, essa cagada só serviu, no entanto, para colocar um alvo nas testas de Mary Jane e de sua tia May. Logo que ele se viu obrigado a virar as costas para o Homem de Ferro (o lado pró-registro) e se aliar ao Capitão América, Peter se viu numa tremenda enrascada, já que não contava mais com a proteção do bilionário, playboy e filantropo Tony Stark.



Mesmo na prisão, Wilson Fisk, o Rei do Crime decidiu se aproveitar daquela situação, e usando seus contatos, ele mandou um assassino de aluguel para liquidar de vez com Peter. O tiro endereçado a ele acabou atingindo a pobre May, que depois disso ficou entre a vida e a morte no hospital.



Agindo como alguém que não tinha mais nada a perder, usando seu traje negro, o Aranha invadiu a prisão onde o gigantesco Fisk estava preso, e decidiu dar-lhe uma lição que ele jamais esqueceria.



O nível de sangue no zóio dessas páginas é tamanho, que essa história figurou como uma das mais marcantes na minha coleção, já que mostra um Peter Parker completamente diferente de TUDO que já se tinha visto. Sem que o Rei consiga nem reagir (e ele bem que tentou), o Aranha ACABA com Fisk de uma forma que o Demolidor daria gargalhadas se pudesse ver (TDUM-TSSS!!), e essa luta merece a posição NÚMERO UM do ranking de surras por ser algo totalmente fora dos padrões, pelo menos em se tratando do Homem Aranha.



E quem é que também não ficou de alma lavada depois dessa?




NAMASTE!

4 comentários:

  1. Ótima lista, apesar de que pra mim essa surra que o Fisk levou foi só mais uma das tentativas do JMS de remoldar determinado personagem ao jeito que ele queria que fosse. Mas ainda assim é uma ótima historia, e uma surra merecida! Muito boa essa pesquisa cara, tem surra que eu nem sabia que existia.

    ResponderExcluir
  2. capitaõ américa na primeira luta não apanhou do walker que erá então o super patriota . ele só não conseguiu vence-lo . ninguém bate em steve rogers .

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...